A tutoria de escrita criativa visa não somente o acompanha-mento da produção textual do autor, mas também a orientação durante a escrita da obra, auxiliando-o na maneira como deve tratar as ideias e colocá-las a termo na redação. É um serviço inteiramente personalizado na medida em que cada autor desen-volve a sua performance como escritor.
Para tanto, oferecemos algumas passos que devem ser seguidos:
1. Não espere por uma inspiração
A criatividade não é determinada por um dom ou por algo que surge inesperadamente em sua mente. É, em regra, um processo que tem origem na concentração e, até mesmo, de uma parcela de motivação. Mas, é preciso ter a disposição de buscar os conteúdos e organizá-los dentro de uma temática a ser desenvolvida. Para estimular o processo de criação, é necessário desenvolver o gosto pela leitura e buscar práticas de exercícios físicos, de meditação e de vídeos de relaxamento para descansar o cérebro e oportunizar, assim, a criatividade.
2. Busque escrever diariamente
O segredo da escrita criativa é desenvolver a prática da atividade da escritura, textualizando as ideias dentro do contexto de uma temática.
3. Leia diferentes assuntos
Um dos aspectos essenciais na escrita criativa é a aquisição de um rico vocabulário, o que permite ampliar pontos de vista e evitar repetições de palavras que tendem a empobrecer os textos. Leitura e escrita são irmãs gêmeas, uma não prospera sem a outra.
4. Tome nota de todos insights que
Surgirem
Esse é um procedimento que aumenta a produtividade e agiliza as boas ideias, uma vez que os insights são valiosos para a construção de uma história bem organizadas ou de ideias novas para facilitar o desenvolvimento dos conteúdos.
5. Siga os objetivos de cada texto
Outro aspecto essencial à escrita criativa é desenvolver um texto tomando como referência a coerência entre o ponto de partida a linha de chegada, ou seja, é preciso desenvolver um foco na organização textual.
6. Sirva-se das figuras de linguagem
Tratando-se de uma técnica de escrita, as figuras de linguagem (metáforas e metonímias) são estratégias para sair do óbvio e passar à lucidez dos argumentos.